Parabéns pela sua aprovação em nosso processo seletivo da Pós-Graduação stricto sensu!
As(os) candidatas(os) aprovadas(os) deverão realizar sua Matrícula Acadêmica Online entre os dias 11 e 13/12/2024, de acordo com as orientações em cada uma das duas etapas abaixo.
ATENÇÃO
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Após realizadas as duas etapas da Matrícula Acadêmica Online indicadas abaixo, a matrícula só será confirmada após o pagamento do boleto, o qual equivale à primeira mensalidade.
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O boleto para confirmação de matrícula dos discentes aprovados no processo seletivo "Mestrado e Doutorado 2025" será emitido com vencimento em 13/12/2024, sendo esta a última data para matrícula, conforme os Editais publicados em nosso site.
Os boletos referentes às mensalidades do 1º semestre de 2025 serão encaminhados regularmente, com vencimentos entre 05/02/2025 e 05/06/2025.
Leia o Manual de Instruções da Matrícula Acadêmica Online .
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A Matrícula Acadêmica Online poderá ser realizada a partir das 10:00 do dia 11/12, encerrando no dia 13/12 às 17:00. Após o encerramento do prazo não será possível realizar nenhuma etapa da Matrícula Acadêmica Online, implicando na desistência automática da vaga.
A Matrícula Acadêmica Online será realizada em duas etapas, conforme abaixo:
Etapa 1 – Inclusão de Documentos (Clique no botão "Realizar Matrícula", na lista de Programas abaixo
Para realizar a Etapa 1 da Matrícula Acadêmica Online, os candidatos aprovados deverão acessar a Central do Candidato clicando no botão “Realizar Matrícula” relativo ao seu Programa (conforme lista dos Programas abaixo) e anexar os seguintes documentos obrigatórios:
- • Foto 3 x 4;
- • Cédula de Identidade (RG);
- • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), no caso de candidato estrangeiro;
- • Certidão de Nascimento ou Casamento;
- • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- • Comprovante de residência;
- • Diploma de Graduação registrado, quando expedido por instituição brasileira, ou reconhecido legalmente por instituição brasileira, quando expedido por instituição estrangeira*;
- • Diploma do Mestrado, expedido por Programa reconhecido pela CAPES (somente para candidatos aprovados para o doutorado)**;
- • Histórico Escolar da Graduação;
- • Histórico Escolar do Mestrado (somente para candidatos aprovados para o doutorado).
* Na falta do Diploma de Graduação, a matrícula pode ser feita com o Certificado de Colação de Grau acompanhado do atestado de reconhecimento do curso pelo MEC. Os alunos concluintes devem apresentar declaração original emitida pela sua Faculdade de origem com data de previsão de colação de grau (mesma declaração apresentada na inscrição). Nesses casos, será concedido o prazo de um semestre para a apresentação do diploma, sob pena de cancelamento retroativo da matrícula e desligamento do curso.
** Na falta do Diploma de Mestrado, a matrícula pode ser feita com a Ata de Defesa da Dissertação de Mestrado, acompanhada do Certificado de Reconhecimento do Curso pelo MEC/CAPES. Nesses casos, será concedido o prazo de um semestre para a apresentação do diploma, sob pena de cancelamento retroativo da matrícula e desligamento do curso.
Observação 1: caso a(o) candidata(o) aprovada(o) não possua algum dos documentos acima no momento da Matrícula Acadêmica Online (Etapa 1), deverá anexar na Central do Candidato o Termo de Compromisso de Entrega de Documentos que pode ser acessado clicando aqui e/ou o Termo de Compromisso de Entrega de Diploma/Revalidação clicando aqui.
Observação 2: caso o candidato aprovado constate a necessidade de realizar alguma alteração cadastral, poderá fazê-lo nesta etapa (ver orientações no manual).
Observação 3: Para Inclusão do nome Social preencher e assinar o Formulário de “Manifestação do nome Social e Ciência” e realizar o envio pela Central do Candidato (clique aqui).*
"Artigo 4º da Resolução nº 2, de 19 de setembro de 2023 do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Trans., Queers, Intersexos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania".
Para realizar a Etapa 2 da Matrícula Acadêmica Online, as(os) candidatas(os) aprovadas(os) realizarão a inclusão das disciplinas indicadas pelas Coordenações dos respectivos Programas (ver orientações no manual ).
A indicação destas disciplinas será enviada pelas Coordenações dos Programas por e-mail a cada candidato aprovado.
Em caso de dúvida, a(o) candidata(o) aprovada(o) pode contatar o Programa através do telefone/e-mail que consta no edital/ página do Programa ou entrando em contato com a Secretaria de Administração Escolar da Pós-Graduação (SAE-PG) pelo e-mail alunospos@pucsp.br.
De todo modo, criamos uma Central de Dúvidas que poderá auxiliar os candidatos que tiverem alguma dificuldade para a realização das etapas da Matrícula Acadêmica Online relatadas acima.
A Central de Dúvidas atenderá por meio da Plataforma Microsoft Teams (chat) nos dias 11 a 13 de dezembro, das 10h às 18h.
O candidato aprovado poderá contatar a Central de Dúvidas por meio desse link (Sala Teams).
Observação 1: a Plataforma Microsoft Teams poderá solicitar um breve cadastro para acessar a sala.
Observação 2: No momento da escolha das disciplinas o portal pode solicitar “Usuário” e “Senha”. Para isso, o candidato deve inserir as seguintes informações:
• “Usuário”: e-mail informado na inscrição
• “Senha”: data de nascimento completa (ex: xx/xx/xxxx)